DICA RDP Como Preservar os Amortecedores do seu Caminhão

Todo mundo sabe que Viajar de caminhão pelo Brasil não é fácil, e o sistema de suspensão é um dos que mais sofre, estradas ruins, muitas subidas e decidas, cargas pesadas, e muitas vezes até a má conduta do próprio motorista, são alguns fatores que fazem com que os amortecedores sejam levados ao limite, e muitas vezes, não aguentando.

Alguns detalhes podem indicar a necessidade de uma visita ao mecânico por causa de problemas dom os amortecedores. Se você começar a ouvir ruídos diferentes do normal e solavancos diferentes do normal, pode ser um sinal de problema na peça, apesar que, se você perceber essas situações, vá a um mecânico imediatamente, pois, se o problema não é nos amortecedores, algum lugar pode exigir atenção. Outro problema típico é uma vibração excessiva dentro da carroceria, principalmente quando você passar por buracos, lombadas e valetas. Esse tipo de problema é normalmente relacionado à amortecedores gastos, e esse balanço excessivo pode derrubar sua carga, ou provocar acidentes.

Acima de tudo, o ideal é sempre haver uma manutenção preventiva dos amortecedores, visando não só a segurança quanto a redução de custos, até porque, por mais que o motorista tome todos os cuidados possíveis, o amortecedor é uma peça, e, em uma visão pessimista, sempre pode haver um problema inesperado. o ideal é que a manutenção seja feita a cada 10 mil quilômetros rodados, porém, dependendo o tipo de carga que você transporta, e a forma que o veículo é usado, esse tempo pode variar.

O mal estado dos amortecedores pode acarretar em alguns problemas, que podem comprometer a segurança no trânsito, como um maior desgaste dos pneus, uma menor estabilidade ao fazer curvas e mau funcionamento dos freios, que não deixam de funcionar, mas fazem com que a distância necessária para que o caminhão pare quando acionado é bem maior, sendo muito perigoso.

Sendo assim, além da manutenção periódica, alguns cuidados podem ser tomados para cuidado dos amortecedores do seu veículo no dia-a-dia de viagem. Respeitar o excesso de carga é um deles, o sobrepeso pode desequilibrar a distribuição de forças, e comprometer a suspensão, assim, os amortecedores não funcionam corretamente em certas situações.

Uma forma de cuidar do amortecedores também é respeitar os limites de velocidade, todos sabem que as estradas do país não são exemplos de qualidade, então, alta velocidade combinada com esse fator, pode comprometer diretamente seu sistema de direção. Além disso, alta velocidade pode acarretar em freadas bruscas, que exigem muito do sistema.

Outro cuidado muito importante, esse que deve ser feito na oficina, é a lubrificação dos amortecedores, isso evita que equipamentos acumulem sujeira e tenham a movimentação prejudicada. Além disso, uma boa lubrificação evita a presença de detritos que podem riscar os amortecedores, e ajudam no melhor desempenho da peça e no aumento da sua vida útil.

Notícias

Loading...